domingo, 2 de junho de 2013

DROGAS E OUTRAS MAZELAS NOS GRANDES CENTROS



Tema:   Drogas e outras mazelas na escola
As drogas constituem um desafio para a escola contemporânea. Estando os alunos expostos “em cada esquina" pela facilidade em que elas são adquiridas, ainda existe o perigo das drogas como: a maconha e o crack, por serem consideradas mais baratas, estarem principalmente também dentro de lares, drogas consideradas lícitas como: o álcool e o fumo.
As crianças são as maiores vítimas desses "lamaçais “que adentram onde deveria ser o ninho familiar. Pais que já não raciocinam como tais, expõem os pequenos a situações que vão além do consumo explícito das drogas, ainda são vítimas do efeito delas.  Tendo que assistir a violência por aquele que seria visto como protetor natural. Tantas brigas e agressões causadas pelo efeito do álcool e outras drogas.
O que dizer para uma criança de cinco anos que resolve confessar o seu sofrimento em palavras tão tristes? "Eu queria ver o meu pai curado da bebida. Ele chega em casa batendo em minha mãe."  Fatos como esse, é muito comum. E a criança precisa ser ajudada. Porque ela está manifestando o seu clamor diante de uma situação que causa dor e constrangimento familiar e ao mesmo tempo sente-se indefesa. E consequências no seu desempenho escolar. O professor, precisa ser sempre sensível e atento para perceber e investigar o que o aluno está querendo dizer em palavras e comportamento. Agindo assim, a criança estará sendo poupada em mais uma punição.
O professor enquanto que admirado e respeitado pelo o seus alunos, é visto como alguém em quem ele vai confiar (Freud). E o verá não só como o seu professor, mas como amigo. Mesmo que ele, o professor, não tenha pela maioria dos pais, a colaboração na educação escolar dos seus filhos, o professor que ama o que faz e sabe que lida com pessoas e com um futuro, traduzirá isso em sala de aula e terá conquistado o respeito dos alunos e a criança estará agregando valores que podem norteá-lo na sua caminhada como cidadão. 
Essas vivencias que são reais, é que, realmente precisam serem trabalhadas. Visando sempre o interesse proximal do aluno.
Quando a criança não encontra no seio familiar: o amor, o respeito, o carinho e os cuidados do seus progenitores, ela irá buscar a segurança ainda que perigosa, nas pessoas fora do seu círculo familiar. Incorrendo na maioria das vezes, em riscos que podem trazer consequências desagradáveis para o resto da vida. Quando nesta carência afetiva, acabam por esbarrar em pessoas mal intencionadas que podem levá-las à práticas de crimes, uso de drogas e a prostituição. Por isso a importância de um acompanhamento proximal. Escola-família-estado. E esta estruturação, é bem mais complexa, porque espera-se todo um planejamento interligado entre as partes e um interesse e compreensão de tal gravidade na sociedade contemporânea. E a escola, seria a ponte dentro desta situação problema.
O que se espera de uma criança no futuro, tem que ser oferecida agora toda essa perspectiva de apoio. Para que depois, não tenha que tentar muitas vezes em vão, a ressocialização deste mesmo indivíduo. E para que isto aconteça, não deixa de ser um desafio para a educação. Porque pesa a questão de valores arvorados por esta mesma sociedade onde sera inserido esta criança.

Podemos perceber, a importância do professor preparado em sala de aula. Para também, atuando de forma investigativa, venha a perceber quando a criança está dando pistas muitas vezes por seu comportamento. Sendo vítima de alguma forma de abuso dentro de casa.

3 comentários:

  1. Culpa de uma nova cultura.. Terceirização da educação do lar

    ResponderExcluir
  2. Culpa de uma nova cultura.. Terceirização da educação do lar

    ResponderExcluir
  3. Culpa de uma nova cultura.. Terceirização da educação do lar

    ResponderExcluir