Tema: Drogas e
outras mazelas na escola
As drogas constituem um desafio para a escola
contemporânea. Estando os alunos expostos “em cada esquina" pela
facilidade em que elas são adquiridas, ainda existe o perigo das drogas como: a
maconha e o crack, por serem consideradas mais baratas, estarem principalmente
também dentro de lares, drogas consideradas lícitas como: o álcool e o fumo.
As crianças são as maiores vítimas desses "lamaçais
“que adentram onde deveria ser o ninho familiar. Pais que já não raciocinam
como tais, expõem os pequenos a situações que vão além do consumo explícito das
drogas, ainda são vítimas do efeito delas.
Tendo que assistir a violência por aquele que seria visto como protetor
natural. Tantas brigas e agressões causadas pelo efeito do álcool e outras
drogas.
O que dizer para uma criança de cinco anos que resolve
confessar o seu sofrimento em palavras tão tristes? "Eu queria ver o meu
pai curado da bebida. Ele chega em casa batendo em minha mãe." Fatos como esse, é muito comum. E a criança
precisa ser ajudada. Porque ela está manifestando o seu clamor diante de uma
situação que causa dor e constrangimento familiar e ao mesmo tempo sente-se indefesa.
E consequências no seu desempenho escolar. O professor, precisa ser sempre
sensível e atento para perceber e investigar o que o aluno está querendo dizer
em palavras e comportamento. Agindo assim, a criança estará sendo poupada em
mais uma punição.
O professor enquanto que admirado e respeitado pelo o
seus alunos, é visto como alguém em quem ele vai confiar (Freud). E o verá não
só como o seu professor, mas como amigo. Mesmo que ele, o professor, não tenha
pela maioria dos pais, a colaboração na educação escolar dos seus filhos, o
professor que ama o que faz e sabe que lida com pessoas e com um futuro,
traduzirá isso em sala de aula e terá conquistado o respeito dos alunos e a
criança estará agregando valores que podem norteá-lo na sua caminhada como
cidadão.
Essas vivencias que são reais, é que, realmente
precisam serem trabalhadas. Visando sempre o interesse proximal do aluno.
Quando a criança não encontra no seio familiar: o
amor, o respeito, o carinho e os cuidados do seus progenitores, ela irá buscar
a segurança ainda que perigosa, nas pessoas fora do seu círculo familiar.
Incorrendo na maioria das vezes, em riscos que podem trazer consequências
desagradáveis para o resto da vida. Quando nesta carência afetiva, acabam por
esbarrar em pessoas mal intencionadas que podem levá-las à práticas de crimes,
uso de drogas e a prostituição. Por isso a importância de um acompanhamento
proximal. Escola-família-estado. E esta estruturação, é bem mais complexa,
porque espera-se todo um planejamento interligado entre as partes e um
interesse e compreensão de tal gravidade na sociedade contemporânea. E a
escola, seria a ponte dentro desta situação problema.
O que se espera de uma criança no futuro, tem que ser
oferecida agora toda essa perspectiva de apoio. Para que depois, não tenha que
tentar muitas vezes em vão, a ressocialização deste mesmo indivíduo. E para que
isto aconteça, não deixa de ser um desafio para a educação. Porque pesa a
questão de valores arvorados por esta mesma sociedade onde sera inserido esta
criança.
Podemos perceber, a importância do professor preparado
em sala de aula. Para também, atuando de forma investigativa, venha a perceber
quando a criança está dando pistas muitas vezes por seu comportamento. Sendo
vítima de alguma forma de abuso dentro de casa.
Culpa de uma nova cultura.. Terceirização da educação do lar
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